No dia 23 de maio, nós da turma 105.1 de odontologia da Leão Sampaio, fomos visitar a APAE. Quando chegamos fomos bem recebidos pela Vanda, que é a coordenadora pedagógica da APAE e trabalha lá há 12 anos e nos explicou como funciona essa associação.
A APAE é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, com um simples objetivo: construir uma sociedade mais justa e igualitária e trabalhar com o intuito de eliminar todas as possibilidades de exclusão das pessoas deficientes.
Fundada há 40 anos, a APAE possui uma equipe com dois fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos, um psicólogo, um assistente social e um psico-pedagoga. A APAE possui uma área para a clínica, na qual atende 180 meninos e uma área para escola, na qual possui a educação infantil, ensino fundamental I e II, jovens e adultos.
Além dessa equipe de profissionais, a APAE conta com 2 voluntários: um geneticista e um psiquiátrico.
Os alunos começam a estudar a partir dos 5 anos de idade e a clínica já começa a atender os pacientes desde o nascimento. A APAE tem convênio com o SUS.
O assistente social faz acompanhamento com a família para que a família aprenda a lidar com o familiar deficiente(isso é muito bom tanto para a família quanto para o aluno, pois a família vai ter o apoio do assistente social e vai perceber que não está "sozinha" com seu filho deficiente).
Além da clínica e da escola, a APAE possui atividades complementares que são muito úteis para essas pessoas. São elas:
- oficinas de programa pedagógico: teatro, dança (fiquei muito emocionada com a apresentação que os alunos mostraram para nós, muito perfeita as danças, tudo bem organizado), música (pude ver uma garota cantando e adorei);
- pinturas em tela,vendem para a captação de recursos (amei as pinturas em tela, cada uma mais bonita que a outra);
- artesanato e biscuit (tinha cada coisa bonita feita desse material);
Essas atividades complementares são feitas somente por aqueles que já são maiores de 14 anos de idade.
A maioria dos estudantes da APAE estuda em um turno e trabalham em outro (trabalham nas atividades complementares) ou estuda em um turno na APAE e frequentam uma escola regular.
Muitos ainda não estão em escola regular devido ao preconceito da sociedade em que vivemos.
A aprendizagem e a alfabetização das crianças e jovens dependem da necessidade de cada um.
A APAE funciona no período da manhã (de 7:30 às 11:30) e no período da tarde (de 13:30 às 16:30).
A experiência foi muito boa,o acolhimento das crianças e dos jovens que lá estudam me deixou muito emocionada,pois eles são muito simpáticos e amorosos. Valeu a pena ver como a APAE funciona.
0 comentários:
Postar um comentário