27 de mai. de 2011

Questão 1 - Entrevista



Entrevistado: Dr. Fausto Rocha Araújo
Resumo profissional: Reabilitação Oral, Cirurgia buco-maxilo-facial, Periodontia, diagnóstico e tratamento das Patologias Buco-faciais.
Ele é mestrando em Patologia Bucal.

1) Em qual área você está atuando? Porque escolheu trabalhar nessa área?
-Eu atuo na área de periodontia, cirurgia oral menor, implantodontia e estomatologia.
Desde a época da faculdade me identifiquei com diagnóstico das patologias bucais e as sistêmicas que acometem tecidos da cavidade bucal e logo que me formei resolvi me dedicar às áreas afins.

2) Qual sua especialização?
-Sou especialista em periodontia pela universidade federal dos vales de jequitinhonha e mucuri, e em cirurgia pela ABO-MG.

3)Poderia falar um pouco sobre a sua carreira acadêmica e profissional?
-Eu atendo em clínica particular desde minha formatura em janeiro de 1998, já atuei como clinico em algumas prefeituras, mas sempre por períodos curtos. Hoje atendo várias cidades em minha região (norte de minas gerais), fazendo cirurgias, implantes e prótese. Dedico todos os dias um período para estudos e uma vez na semana para pesquisa. Meu foco de pesquisa vem sendo a imunoexpressão das proteínas Glucose transporter 1 e peroxiredoxina-1 em tumores odontogênicos queratocísticos e cistos radiculares. Um melhor entendimento do metabolismo celular dessas neoplasias poderá facilitar o diagnóstico, tratamento e proservação dessas lesões.

4) Está fazendo ou pretende fazer alguma pesquisa atualmente?
-Tenho trabalhado com regeneração tecidual óssea a partir de células tronco odontogênicas e na reclassificação de tumores odontogênicos da Organização Mundial de Saúde, tenho pretenção de iniciar alguns outros trabalhos, mas aguardo fomento de algumas instituições para início de pesquisa.

5) Como você definiria a sua área de estudo?
-Eu particularmente defino a Patologia como o auge do conhecimento em diagnóstico, por se tratar de uma área onde o profissional depende do domínio de diversas outras áreas pra fins de conclusão do laudo.
Um profissional na Patologia depende de olhos bem treinados, o que leva anos e as vezes décadas para se conseguir, por isso a perseverança é a maior dificuldade que faz com que muitos colegas desistam nos primeiros anos de atuação.

0 comentários:

Postar um comentário