Bronzeamento e risco de melanoma cutâneo: revisão da literatura
SOUZA, Sonia R P de; FISCHER, Frida M and SOUZA, José M P de.Bronzeamento e risco de melanoma cutâneo: revisão da literatura.Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.4, pp. 588-598. ISSN 0034-8910. doi: 10.1590/S0034-89102004000400018.
“Nos últimos 40 anos, a incidência de melanoma cutâneo apresentou, mundialmente, uma tendência de crescimento.”
“Entre os cânceres de pele relacionados à exposição a radiação ultravioleta, o mais grave é o melanoma cutâneo, em virtude de sua letalidade.”
“Estudos epidemiológicos mostram forte associação entre o desenvolvimento de melanoma e a freqüência de episódios de queimadura grave induzida pela radiação ultravioleta. A atividade mais relacionada à ocorrência dessas queimaduras graves é o método usado para o bronzeamento da pele.“
“O espectro da radiação ultravioleta subdivide-se em três bandas de comprimento de onda, denominadas UVA, UVB e UVC (ultravioleta C.”
“Os dois mecanismos pelos quais a radiação ultravioleta pode danificar o DNA são a excitação direta das moléculas, predominante na região do UVB, e a geração de espécies altamente reativas de oxigênio, predominante na região do UVA.”
“A baixa capacidade de reparo do DNA eleva o risco para o desenvolvimento de melanoma.”
“Os melanócitos são células dendríticas originárias da crista neural, que migram durante o desenvolvimento embrionário para a epiderme e cuja principal função é a síntese e transferência dos grânulos de melanina para os queratinócitos circunvizinhos.”
“ Estímulos externos, tais como a radiação ultravioleta, podem induzir à proliferação dos melanócitos.”
“O melanoma corresponde ao estágio final da carcinogênese melanocítica, no qual a instabilidade genética das células iniciadas leva a um aumento da sua capacidade proliferativa e de invasão.”
“O melanoma cutâneo é classificado em quatro grupos clínico-histológicos: melanoma em lentigo maligno,melanoma disseminativo superficial, melanoma nodular, e melanoma acral lentiginoso. “
“Entre os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de melanoma, estão o grau de pigmentação do indivíduo, a história de queimaduras solares graves, a reação da pele quando exposta ao sol, etc.”
“O uso de dispositivos emissores de ultravioleta para o bronzeamento artificial da pele tornou-se algo preocupante, pois estudos mostraram que as lâmpadas fluorescentes emissoras de UVB influenciam no desenvolvimento dos melanomas.”
“Estudos mostraram que os usuários de filtro solar com fator de proteção mais alto seriam mais propensos a se queimarem.”
“O comportamento das pessoas em relação ao bronzeado é alimentado, em parte, por três crenças: a de que a pele bronzeada torna a pessoa mais atraente, de que o bronzeamento traz benefícios à saúde e de que o bronzeamento prévio previne os efeitos indesejáveis de futuras exposições ao sol.”
“Ao expor-se ao sol para bronzear-se, fazer bronzeamento artificial ou proteger-se com filtro solar, o indivíduo avalia o risco do comportamento adotado em relação ao benefício alcançado.”
“Outra característica dos indivíduos que buscam o bronzeamento é a baixa percepção do próprio risco.”
“Assim como há campanhas para desestimular o tabagismo, devido aos prejuízos causados à saúde, o mesmo deveria ocorrer no tocante à exposição excessiva ao sol.“
0 comentários:
Postar um comentário