30 de mai. de 2011

Questão 3

Influência de fatores genéticos na etiopatogênese da doença periodontal

KIM, J.Y; VIANA, A.C; SCAREL-CAMINAGA, R.M. Influência de fatores genéticos na etiopatogênese da doença periodontal. Rev. Odontol da UNESP. 2007; 36(2): 175-180

“A doença periodontal (DP) acomete indivíduos em todo o mundo. Estima-se que a forma severa da doença atinja cerca de 10% dos adultos.”
“A DP crônica é uma doença infecciosa caracterizada por um processo inflamatório destrutivo que afeta os tecidos de suporte do dente. Clinicamente, podem ser formadas bolsas periodontais, reabsorção do osso alveolar e eventual perda do elemento dental.”
“Bactérias periodontopatogênicas como Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia, Aggregatibacter actinomycetemcomitans e Treponema denticola, entre outras, iniciam e perpetuam a inflamação.”
“A participação da genética na etiologia da DP é indicada por: 1) resultados de estudos com gêmeos; 2) agregação familiar observada na periodontite agressiva; 3) síndromes onde a periodontite é uma característica clínica importante.”
“Uma boa maneira de avaliar os aspectos genéticos da DP é por meio de estudos realizados com gêmeos. Geralmente é feita uma comparação entre gêmeos monozigóticos (MZ) e dizigóticos (DZ). Ao analisar fatores genéticos, espera-se que as taxas de concordância entre gêmeos MZ sejam maiores do que em gêmeos DZ. No entanto, quando são avaliados fatores ambientais, são esperadas taxas semelhantes de concordância entre os dois grupos de gêmeos.”
“Fatores genéticos exercem maior influência na herança da periodontite do que fatores relacionados ao ambiente, como a presença de microrganismos e hábitos comportamentais.”
“A presença de PA entre irmãos da mesma família tem sido relatada por diversos estudos.”
“A grande maioria dos estudos sobre fatores genéticos e DP é baseada em análises de indivíduos não aparentados, principalmente quando se investiga polimorfismos genéticos.”
“O envolvimento do genótipo composto da IL-1 na DP foi também relacionado ao risco de perda dentária.”
“Diferenças individuais nos níveis de interleucina relacionados aos diferentes graus de suscetibilidade à DP são atribuídas a polimorfismos nos genes de citocinas.”
“Foi também encontrada relação entre fumo, idade, presença de P. gingivalis e o genótipo composto da IL-1, sugerindo que este seria um fator adjuvante de suscetibilidade à periodontite.”
“Os mecanismos pelos quais os fatores genéticos podem atuar no início e/ou progressão da DP não foram ainda completamente compreendidos.”

0 comentários:

Postar um comentário