25 de mai. de 2011

Questão 3

Aspectos genéticos e imunológicos da periodontite agressiva

Muñoz Miguel Angel, Baggio Rafael, Steffens João Paulo, Santos Fábio André, Pilatti Gibson Luiz. Aspectos genéticos e imunológicos da periodontite agressiva. RSBO (Online) [revista en la Internet]. 2010 Mar [citado 2011 Mayo 18] ; 7(1): 90-94. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-56852010000100013&lng=es.

”A periodontite agressiva (PA) é uma doença de destruição rápida do periodonto de sustentação que acomete pacientes sistemicamente saudáveis e tende a ter agregação familiar.”
“Fatores genéticos e ambientais estão associados à susceptibilidade do paciente à PA. Alguns polimorfismos têm sido relacionados com a intensidade da reposta do hospedeiro ao biofilme dental.”
“A agregação familiar é uma ocorrência comum na PA. A explicação para essa agregação seria a transmissão de polimorfismos genéticos que alteram a susceptibilidade do hospedeiro à doença, exacerbando a resposta inflamatória. O polimorfismo IL-6 (-174GG e -1480CC) aumenta a susceptibilidade à doença e pode ser transmitido verticalmente [11]. Já mutações no gene IL-18 e TLR4 não demonstraram relações com a presença da PA [13].“
“Outra característica típica da PA é a apresentação anormal dos neutrófilos, a primeira linha de defesa do organismo contra agentes estranhos.“
“A PA pode ainda ser subdividida em localizada ou generalizada, de acordo com sua extensão.”
“Na presença de foco infeccioso, os linfócitos T secretam interferon-gama, o qual induz macrófagos a ativar a resposta imune celular mediante diversos marcadores, entre eles a neopterina.“
“As evidências indicam que polimorfismos dos genes IL-1 estão associados à PA, porém o genótipo muda de acordo com a raça. Para afro-americanos, os polimorfismos IL-1A (-889) e IL-1B (+3954) relacionam-se com a doença, mas para japoneses o genótipo IL-1RN VNTR parece interferir no desenvolvimento da PA [4, 25].”
“A PA leva a um aumento na concentração sérica de diversas substâncias indicadoras de processo inflamatório, como mediadores químicos e citocinas pró-inflamatórias, além de apresentar resposta de anticorpos aos diferentes periodontopatógenos.“
“Por meio de algum mecanismo, a linha de defesa do organismo oferece uma resposta exacerbada a um estímulo externo (biofilme dental) que, ao mesmo tempo em que combate o agente agressor, promove destruição tecidual considerável.“
“Na presença do biofilme dental, a susceptibilidade do hospedeiro à PA varia entre regiões, países e etnias.“

0 comentários:

Postar um comentário